Tamanho da letra
Normal Médio Grande
Facebook Partilhar e divulgar
Enviar por email
Imprimir Página
Início > Biblioteca > Ajudas Técnicas / Produtos de Apoio

 

 

Fonte: INR

 

Informações gerais sobre as ajudas técnicas / produtos de apoio e o Sistema Supletivo de Atribuição e Financiamento de Ajudas Técnicas / Produtos de Apoio, em vigor.

 

O termo "produtos de apoio" substitui o termo de "ajudas técnicas" segundo a classificação da norma internacional ISO 9999:2007

 

 

O que são produtos de apoio?

 

"Qualquer produto (incluindo dispositivos, equipamentos, instrumentos, tecnologia e software), especialmente produzido ou geralmente disponível, para prevenir, compensar, monitorizar, aliviar ou neutralizar as incapacidades, limitações das actividades e restrições na participação" (Norma ISO 9999:2007).

 

Os produtos de apoio podem ser utensílios simples ou complexos que podem envolver alta tecnologia, nomeadamente electrónica, informática ou telemática.

 

Exemplos de produtos de apoio são:

  • Cadeiras de rodas, andarilhos, canadianas,
  • Almofadas para prevenir úlceras de pressão, colchões ortopédicos, camas articuladas,
  • Materiais e equipamentos para a alimentação (garfos, colheres, pratos, copos adaptados),
  • Materiais e equipamentos para o vestuário (pinças, ganchos, luvas de protecção, vestuário apropriado),
  • Materiais e equipamentos para a higiene (barras de apoio, assentos de banheira, cadeiras e bancos para o banho, banheiras, material anti-derrapante),
  • Materiais e equipamentos para a comunicação (canetas adaptadas, computadores, tabelas de comunicação, dispositivos para virar folhas, amplificadores de som, telefones),
  • Adaptações para carros (assentos e almofadas especiais, adaptações personalizadas para entrar e sair do carro, adaptações para os comandos do carro),
  • Elevadores de transferência,
  • Próteses (sistemas que substituem partes do corpo ausentes),
  • Ortóteses (sistemas de correcção e posicionamento do corpo), etc.

 

Os produtos de apoio destinam-se às pessoas com deficiência ou incapacidade, aos idosos ou, aos que de forma temporária ou definitiva, necessitam de as utilizar. São meios indispensáveis para a funcionalidade e integração das pessoas com incapacidade ou deficiência.

 

Os produtos de apoio são utilizados ou colocados pelo próprio ou com a ajuda de terceiros (técnicos ou familiares) tendo como objectivo uma maior Funcionalidade.

 

 

 

A quem se destinam os produtos de apoio?

 

Como já foi referido, os produtos de apoio destinam-se a todas as pessoas com deficiência ou incapacidade, permanente ou temporária, para uma melhor funcionalidade no seu dia-a-dia de forma mais rápida, adaptada e com economia de esforço.

 

 

 

Como deve ser realizada a escolha dos produtos de apoio?

 

Escolher um produto de apoio é um processo que deve ser feito de uma forma cuidada, reflectida e rigorosa. Deve ser feita uma avaliação, com a presença da pessoa com necessidades especiais, pelos técnicos ou médicos especialistas.

 

Sendo os produtos de apoio, os recursos disponíveis para uma maior funcionalidade, devem ser adequados a cada situação, e indicados quais os cuidados de manutenção a ter com cada um (se possível, deve ser feita uma revisão periódica).

 

Todos estes materiais devem ser seguros, resistentes, duráveis e esteticamente aceitáveis pelo próprio e pelos seus familiares. O utilizador deverá informar-se junto dos técnicos e dos fornecedores qual a melhor solução em termos económicos, valorizando o binómio custo/eficácia.

 

 

Mais informações: www.inr.pt/content/1/59/ajudas-tecnicas-produtos-de-apoio

Designed by Exadorma
Alojamento gentilmente cedido por PHNEUTRO