Oceans-of-Hope - Sailing Sclerosis to change perceptions about Multiple Sclerosis - Mudar percecoes sobre a Esclerose Multipla

Eventos
<<  Outubro 2012  >>
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
  1  5  6  7
  8  91011121314
15161718192021
222325262728
293031    
Notícias

OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO REMUNERADO

Quinta, 21 Agosto 2014 11:55

BOAS NOTÍCIAS! Na sequência da falta de oportunidades de trabalho expressa por muitos portadores na Conferência de Dublin da Plataforma Europeia, no passado mês de Maio, a Plataforma Europeia de Esclerose Múltipla (EMSP) criou a iniciativa BELIEVE AND ACHIEVE. Assim, para jovens portadores (dos 18 aos 35 anos) existe a oportunidade, também em Portugal (Porto Salvo), PARA UM ESTÁGIO REMUNERADO EM DIGITAL PROJECT MANAGER. Todos os detalhes da candidatura e sobre o perfil dos candidatos podem ser encontrados em: http://www.emsp.org/projects/believe-and-achieve/267-role-descriptions As candidaturas devem ser feitas através da EMSP Registration Page (www.emsp.org). E quaisquer dúvidas sobre esta iniciativa devem ser colocadas diretamente (e em língua inglesa) junto da coordenadora do projeto – Emma Rogan – no endereço: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar . Apliquem-se e boa sorte!
   

Unidade de Neuroreabilitação da SPEM (Lisboa)

Terça, 05 Agosto 2014 16:17

A Unidade de Neuroreabilitação da SPEM (Lisboa) é constituída por três componentes: a Fisioterapia, a Terapia Ocupacional e a Terapia da Fala. Para cada uma delas a SPEM tem no seu quadro técnico profissionais qualificados (fisioterapeutas, terapeutas e auxiliares) e com ampla experiência no acompanhamento e tratamento de pessoas com Esclerose Múltipla. Mas, convém sublinhar, antes de qualquer terapia ser aplicada, todos os pacientes passam pela consulta da nossa experiente Fisiatra, que é quem avalia e prescreve o tratamento adequado a cada pessoa, acompanhando à posteriori os resultados dessa terapia com consultas de rotina e reavaliação.

Com a Fisioterapia especificamente adequada à EM os pacientes podem melhorar as suas funcionalidades motoras e a sua qualidade de vida: através de exercícios direcionados à principal sintomatologia da EM, ou seja, as dificuldades na função motora e a espasticidade, é possível obter resultados positivos e deste modo permitir que o paciente adquira competências que melhoram e aumentam a sua autonomia.

Os suportes tecnológicos disponíveis na unidade da SPEM (andago, standing frame, passadeira, eletroterapia, ultra sons e laser, pedaleira adaptada, tábuas de Friesman, etc) permitem trabalhar especificamente o equilíbrio e a destreza, tonificar a musculatura, melhorar a postura e simultaneamente melhorar genericamente a condição física do paciente.

Complementarmente, a Terapia Ocupacional melhora e aperfeiçoa as capacidades ao nível da destreza e motricidade mais fina, através de exercícios específicos, também estes aliados a suportes tecnológicos adequados às situações caraterísticas das pessoas com EM.

Por último, mas não de menor importância, a Terapia da Fala permite tratar e reabilitar perturbações na capacidade de comunicação das pessoas com EM, bem como alterações na função oro-muscular e deglutição, permitindo simultaneamente obter resultados a nível cognitivo, designadamente na área da memória e atenção.

E o que é que é necessário fazer para se usufruir da Unidade de Neuroreabilitação da SPEM? Fácil: basta ser sócio e ligar o 21 865 04 80 e marcar a primeira consulta!

p.s.: agradecemos à Fisioterapeuta Maria Carla Ribeiro, às Terapeutas Fátima Ruivo e Marta Caldeira, à Auxiliar de Ação Direta Regina Pinto e às pacientes Rosário Barreiros, Rosa Pereira e Helena Mendonça a cedência de imagens para complementar este artigo. Pode ver as fotos no nosso facebook: https://www.facebook.com/SPEM.Portugal?hc_location=timeline

 

   

Momentos Finais Oceans of Hope em Lisboa

Segunda, 04 Agosto 2014 14:40

E pronto, lá partiu o veleiro Oceans of Hope para a sua travessia do Atlântico! E claro, foram várias as pessoas com EM que, em dois veleiros um pouco menores, acompanharam a saída do veleiro até à barra de Lisboa! Na véspera, dia 31 de julho, foi ocasião de chillout sob a batuta do Dr. Paulo Alegria (Neurologista) e da Profª Paula Pereira (Nutricionista). Integrado nas atividades organizadas pela SPEM em paralelo com a passagem e mini-estadia do Veleiro Oceans of Hope em Lisboa, antes da sua grande travessia do Atlântico com destino a Boston, reuniram-se em amena cavaqueira, no Espaço Bliss junto à Marina do Parque das Nações, onde o veleiro se encontrava atracado, um simpático grupo de doentes, familiares e amigos, além de técnicos e membros da direção da SPEM, com o objetivo de discutir assuntos de interesse comum, de modo informal. Foram um par de horas muito bem passadas e com entusiástica participação de muitos dos presentes, que não deixaram de aproveitar a oportunidade de colocar as suas questões a quem pode ajudar a perceber melhor e saber lidar com maior conhecimento de causa com problemas vários relativos à patologia. No final dessa tarde, o mentor do evento Oceans of Hope - Mikkel Anthonisen - proferiu também algumas palavras de incentivo e coragem a todos os presentes; palavras que, de resto, espelharam as intenções e realizações deste seu projeto; e, por último, ofereceu à SPEM uma foto (com dedicatória, claro!) do veleiro e da sua tripulação. A SPEM orgulha-se de estar ativamente presente em todos os principais eventos relacionados com a causa da EM e no cumprimento da sua missão; e agradece a todos quantos se disponibilizam para oferecer os seus contributos a este desempenho, uma inestimável mais valia que engrandece o nosso trabalho! Vejam as fotos referentes a ambos os momentos no nosso facebook!
   

Fotografias do passeio a bordo do Oceans of Hope - Open Water Day

Quinta, 31 Julho 2014 12:19

O dia do passeio a bordo do OceansofHope foi mágico! Vejam aqui as fotografias:

   

Parceria entre a SPEM e a REDELAB - Recolhas Sede SPEM

Quinta, 31 Julho 2014 12:12

A parceria entre a SPEM e a REDELAB tem agora mais uma vantagem: às quartas-feiras sob marcação, é possível fazer recolhas para análise na Sede da SPEM. Basta marcar através dos contatos: telefone 218 428 765 e/ou email Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar e também do nosso contato geral 218 650 480 e Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

   

Colónia de Férias da SPEM 2014

Quarta, 30 Julho 2014 14:50

Estão abertas as inscrições para a Colónia de Férias da SPEM 2014!

   

2014 6 EMForca Vestir-a-camisola Esclerose Multipla

Designed by Exadorma
Alojamento gentilmente cedido por PHNEUTRO