Tamanho da letra
Normal Médio Grande
Facebook Partilhar e divulgar
Enviar por email
Imprimir Página
Início > Notícias > Entrega da petição em defesa do tratamento adequado das pessoas com Esclerose Múltipla na Assembleia da República

04_noticias_cor

OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO REMUNERADO

BOAS NOTÍCIAS! Na sequência da falta de oportunidades de trabalho expressa por muitos portadores na Conferência de Dublin da Plataforma Europeia, no passado mês de Maio, a Plataforma Europeia de Esclerose Múltipla (EMSP) criou a iniciativa BELIEVE AND ACHIEVE. Assim, para jovens portadores (dos 18 aos 35 anos) existe a oportunidade, também em Portugal (Porto Salvo), PARA UM ESTÁGIO REMUNERADO EM DIGITAL PROJECT MANAGER. Todos os detalhes da candidatura e sobre o perfil dos candidatos podem ser encontrados em: http://www.emsp.org/projects/believe-and-achieve/267-role-descriptions As candidaturas devem ser feitas através da EMSP Registration Page (www.emsp.org). E quaisquer dúvidas sobre esta iniciativa devem ser colocadas diretamente (e em língua inglesa) junto da coordenadora do projeto – Emma Rogan – no endereço: emma.rogan@emsp.org. Apliquem-se e boa sorte!

A SPEM foi recebida ontem, dia 9 de Outubro, na Assembleia da República, onde, em nome das 3 associações da esclerose múltipla (ANEM, SPEM e TEM), entregou uma petição, com mais de 5.000 assinaturas, em defesa do tratamento adequado das pessoas com esclerose múltipla.

 

O movimento que levou à existência da petição foi iniciado quando alguns hospitais do norte decidiram adquirir apenas a forma mais barata de interferão, cerceando aos neurologistas a possibilidade de, logo desde o início de tratamento, prescreverem ao paciente o medicamento mais adequado ao seu perfil clínico. A petição refere também o impacto que um tratamento inadequado tem na economia, fomentando o abandono prematuro do mercado produtivo por portadores que, de outro modo, poderiam manter-se em actividade por muito mais tempo.

 

A petição foi entregue à Senhora Presidente da Comissão Parlamentar de Saúde, que a recebeu por delegação da Senhora Presidente da Assembleia da República.

 

Notámos, com agrado, que a Dra. Maria Antónia Almeida Santos estava perfeitamente ciente do que é a esclerose múltipla, e mais agradados ficámos quando ela nos afirmou que a doença, bem como o trabalho das associações que dela se ocupam, era do conhecimento geral da Assembleia e que não raras vezes era referida pelos Senhores Deputados. Tivémos ainda oportunidade de, paralelamente, dar conta das difculdades com que, de uma forma geral, se debatem os portadores, bem como das irregularidades de fornecimento de medicamentos que se verificam em algumas farmácias hospitalares.

 

A petição seguirá agora os trâmites habituais - será encaminhada ao Gabinete da Senhora Presidente da AR (uma vez que a Presidente da Comissão Parlamentar agia por delegação), voltará à Comissão Parlamentar, que nomeará um relator para a a apreciar. Oportunamente as associações serão chamadas para prestar esclarecimentos em sede desta apreciação, após o que será debatida em reunião da Comissão Parlamentar, que decidirá da oportunidade de levar o assunto a discussão no plenário da AR.

 

Ler a petição entregue, em formato PDF:

www.slideshare.net/SPEM_Portugal/texto-da-petio-em-defesa-do-tratamento-adequado-de-todos-os-doentes-com-esclerose-mltipla-em-portugal-das-3-associaes-anem-tem-spem

 

Notícia relacionada:

www.rcmpharma.com/actualidade/politica-de-saude/10-10-12/doentes-com-esclerose-multipla-entregam-peticao-com-5-mil-ass

Designed by Exadorma
Alojamento gentilmente cedido por PHNEUTRO