Tamanho da letra
Normal Médio Grande
Facebook Partilhar e divulgar
Enviar por email
Imprimir Página
Início > Notícias > IX CONGRESSO NACIONAL da SPEM – 2012

04_noticias_cor

Destaque para o acesso à saúde, futuro das terapêuticas, sexualidade e maternidade na Esclerose Múltipla

 

 

IX Congresso Nacional da SPEM_Cartaz com ProgramaA Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM) realiza o IX Congresso Nacional, sob o tema “Viver com Esclerose Múltipla”, a partir das 9h45 do próximo dia 8 de Dezembro, no Auditório da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa.

 

O IX Congresso Nacional decorrerá no sábado seguinte às comemorações do Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla e do 28º aniversário da SPEM, que se celebram ambos a 4 de Dezembro. O IX Congresso focará temas de grande relevância e actualidade para as pessoas com esta doença: acesso à saúde, futuro das terapêuticas, sexualidade e maternidade.

 

Os utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) estão a ser sujeitos a sucessivos cortes nos benefícios deste sistema, pelo que as pessoas de Esclerose Múltipla (EM) confrontam-se com a possibilidade de verem alterado ou condicionado o seu acesso a medicamentos modificadores do curso da doença. Já existem situações em que alguns Hospitais decidem alterar os medicamentos fornecidos por razões económicas e não por decisão clínica do médico assistente. Todos os tratamentos específicos desta doença são caros mas é inaceitável que a contenção de custos do Ministério da Saúde seja feita à custa do tratamento adequado e do bem-estar dos doentes.

 

O tratamento na EM é o tema da manhã da IX Congresso, onde as perspectivas futuras à luz dos novos medicamentos suscitam sempre grande interesse e esperança junto das pessoas afectadas pelo impacto e imprevisibilidade desta doença. As apresentações serão realizadas e moderadas por três médicos neurologistas de referência na patologia: Dr.ª Ângela Valença, Dr. Filipe Palavra e Dr.ª Ângela Timóteo. A anterior Ministra da Saúde, Dr.ª Ana Jorge, falará depois sobre «o acesso aos cuidados de saúde», pelo que a SPEM convida todos os interessados e conhecedores do funcionamento da saúde em Portugal a estarem presentes neste debate.

 

O tema da tarde será igualmente interessante: a sexualidade e a maternidade na EM. Trata-se de um assunto que preocupa todos os jovens em idade de constituir família e para os quais a presença da EM é um fantasma e uma incógnita permanente. Recorda-se que a idade média do diagnóstico desta doença situa-se entre os 20-40 anos, portanto em adultos jovens, e afecta mais as mulheres do que os homens (3 para 1).

 

Sejam bem vindos ao IX Congresso!

 

Ver programa em formato PDF: http://goo.gl/71Xmd

 

Inscrições:

É possível almoçar na Cantina da Faculdade por 15€/pessoa, mediante inscrição prévia. Se pretender fazer o pagamento por transferência bancária, por favor utilize o NIB da SPEM (Montepio):

0036 0122 9910 0029 04222

(coloque na descrição “almoço primeiro e último nome e nº sócio”, se aplicável, ou então envie o comprovativo para Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar )

 

Inscrição online: http://goo.gl/vkmJ1

 

Telefone: 218 650 480

Fax: 218 650 489

Telemóvel: 934 386 921

 

Morada:
Rua Zófimo Pedroso, 66

1950-291 LISBOA

 

Site: www.spem.org

Facebook: www.facebook.com/SPEM.Portugal

Twitter: www.twitter.com/SPEMportugal

You Tube: www.youtube.com/user/MsSPEM

Designed by Exadorma
Alojamento gentilmente cedido por PHNEUTRO