Tamanho da letra
Normal Médio Grande
Facebook Partilhar e divulgar
Enviar por email
Imprimir Página
Início > Notícias > IX CONGRESSO NACIONAL da SPEM – 2012

04_noticias_cor

OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO REMUNERADO

BOAS NOTÍCIAS! Na sequência da falta de oportunidades de trabalho expressa por muitos portadores na Conferência de Dublin da Plataforma Europeia, no passado mês de Maio, a Plataforma Europeia de Esclerose Múltipla (EMSP) criou a iniciativa BELIEVE AND ACHIEVE. Assim, para jovens portadores (dos 18 aos 35 anos) existe a oportunidade, também em Portugal (Porto Salvo), PARA UM ESTÁGIO REMUNERADO EM DIGITAL PROJECT MANAGER. Todos os detalhes da candidatura e sobre o perfil dos candidatos podem ser encontrados em: http://www.emsp.org/projects/believe-and-achieve/267-role-descriptions As candidaturas devem ser feitas através da EMSP Registration Page (www.emsp.org). E quaisquer dúvidas sobre esta iniciativa devem ser colocadas diretamente (e em língua inglesa) junto da coordenadora do projeto – Emma Rogan – no endereço: emma.rogan@emsp.org. Apliquem-se e boa sorte!

Destaque para o acesso à saúde, futuro das terapêuticas, sexualidade e maternidade na Esclerose Múltipla

 

 

IX Congresso Nacional da SPEM_Cartaz com ProgramaA Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM) realiza o IX Congresso Nacional, sob o tema “Viver com Esclerose Múltipla”, a partir das 9h45 do próximo dia 8 de Dezembro, no Auditório da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa.

 

O IX Congresso Nacional decorrerá no sábado seguinte às comemorações do Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla e do 28º aniversário da SPEM, que se celebram ambos a 4 de Dezembro. O IX Congresso focará temas de grande relevância e actualidade para as pessoas com esta doença: acesso à saúde, futuro das terapêuticas, sexualidade e maternidade.

 

Os utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) estão a ser sujeitos a sucessivos cortes nos benefícios deste sistema, pelo que as pessoas de Esclerose Múltipla (EM) confrontam-se com a possibilidade de verem alterado ou condicionado o seu acesso a medicamentos modificadores do curso da doença. Já existem situações em que alguns Hospitais decidem alterar os medicamentos fornecidos por razões económicas e não por decisão clínica do médico assistente. Todos os tratamentos específicos desta doença são caros mas é inaceitável que a contenção de custos do Ministério da Saúde seja feita à custa do tratamento adequado e do bem-estar dos doentes.

 

O tratamento na EM é o tema da manhã da IX Congresso, onde as perspectivas futuras à luz dos novos medicamentos suscitam sempre grande interesse e esperança junto das pessoas afectadas pelo impacto e imprevisibilidade desta doença. As apresentações serão realizadas e moderadas por três médicos neurologistas de referência na patologia: Dr.ª Ângela Valença, Dr. Filipe Palavra e Dr.ª Ângela Timóteo. A anterior Ministra da Saúde, Dr.ª Ana Jorge, falará depois sobre «o acesso aos cuidados de saúde», pelo que a SPEM convida todos os interessados e conhecedores do funcionamento da saúde em Portugal a estarem presentes neste debate.

 

O tema da tarde será igualmente interessante: a sexualidade e a maternidade na EM. Trata-se de um assunto que preocupa todos os jovens em idade de constituir família e para os quais a presença da EM é um fantasma e uma incógnita permanente. Recorda-se que a idade média do diagnóstico desta doença situa-se entre os 20-40 anos, portanto em adultos jovens, e afecta mais as mulheres do que os homens (3 para 1).

 

Sejam bem vindos ao IX Congresso!

 

Ver programa em formato PDF: http://goo.gl/71Xmd

 

Inscrições:

É possível almoçar na Cantina da Faculdade por 15€/pessoa, mediante inscrição prévia. Se pretender fazer o pagamento por transferência bancária, por favor utilize o NIB da SPEM (Montepio):

0036 0122 9910 0029 04222

(coloque na descrição “almoço primeiro e último nome e nº sócio”, se aplicável, ou então envie o comprovativo para Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar )

 

Inscrição online: http://goo.gl/vkmJ1

 

Telefone: 218 650 480

Fax: 218 650 489

Telemóvel: 934 386 921

 

Morada:
Rua Zófimo Pedroso, 66

1950-291 LISBOA

 

Site: www.spem.org

Facebook: www.facebook.com/SPEM.Portugal

Twitter: www.twitter.com/SPEMportugal

You Tube: www.youtube.com/user/MsSPEM

Designed by Exadorma
Alojamento gentilmente cedido por PHNEUTRO