Tamanho da letra
Normal Médio Grande
Facebook Partilhar e divulgar
Enviar por email
Imprimir Página
Início > Notícias > Testemunho da médica fisiatra da SPEM sobre as práticas internas taoistas (Tai Chi Taoista)

04_noticias_cor

A Dr.ª Luísa Ventura, médica fisiatra da SPEM, é praticante assídua das práticas internas taoistas (Tai Chi Taoista), que se realizam todas as quintas-feiras na extensão da Sede, em Lisboa. 

 

Tai_Chi_Taoista_SPEM_Nov2012De destacar também a colocação recente de uma barra de apoio na sala das práticas, o que permite realizar com maior segurança alguns exercícios com as pessoas em pé.

 

Apareçam na próxima prática, sempre às quintas-feiras, pelas 19h00, e leiam aqui o que a Dr.ª Luísa tem para transmitir da sua experiência:

 

"O Tai Chi é uma arte milenar oriental muito completa, pois trabalha o equilíbrio, não só emocional como físico. Desde o início de Outubro que há uma colaboração entre a SPEM e a Associação Fung Loy Kok Taoismo de Portugal no sentido de permitir aos associados, e não só, tomarem conhecimento e praticarem esta arte.

 

O Tai Chi ajuda os portadores de Esclerose Múltipla (EM) a manter padrões de movimento, com maior coordenação, estimula os receptores do equilíbrio visuais, vestibulares e da sensibilidade postural, promovendo a integração destes estímulos a nível do sistema nervoso central.

 

A execução do movimento é repetida até se conseguir uma maior harmonia e fluidez, com um ritmo respiratório adequado que surge naturalmente à medida que se progride.

 

O Tai Chi também pode ser praticada por portadores que tenham maiores dificuldades em assumir a posição de pé, pois os exercícios podem ser executados na posição de sentado, estimulando neste caso o equilíbrio dinâmico de tronco.

 

Como médica e como Directora Técnica da Unidade de Neuroreabilitação da SPEM, acho que o Tai Chi é mais um contributo para a abordagem da EM no que se refere ao bem estar psicológico e físico que esta arte proporciona." (Luísa Ventura Gagean, médica fisiatra).

Designed by Exadorma
Alojamento gentilmente cedido por PHNEUTRO