Tamanho da letra
Normal Médio Grande
Facebook Partilhar e divulgar
Enviar por email
Imprimir Página
Início > Quem somos > História

Índice do artigo
História
decada de 90
Decada de 80
Todas as páginas

2014

 

Junho

A Delegação Distrital de Portalegre organizou uma Caminhada Solidária pela Esclerose Múltipla, com mais de 500 participantes, em Elvas.

 

Maio

No dia 28 a SPEM associa-se ao 6º Dia Mundial da Esclerose Múltipla, desta vez dando foco ao tema do "acesso", com várias atividades das Delegações em todo o país, incluindo o primeiro Treino Nacional da equipa EM'Força.

A 22 e 23 realizou-se o 3º International MS Patient Summit - "Protecting Brain Today for a Better Tomorrow" (Protegendo o cérebro hoje para um melhor amanhã), numa co-organização da SPEM e da Novartis, trazendo ao palco especialistas nacionais/internacionais e doentes com EM para dar ênfase ao tema no Ano do Cérebro 2014/2015. Integrada no mesmo evento, a Academia 35 teve a sua 2ª edição, dando continuidade ao sucesso da 1ª edição em dezembro de 2013. Estiveram presentes 20 jovens com EM e mais de 150 online, através da plataforma www.academia35.pt

No dia 15 a SPEM realiza com o apoio da Guesswhat uma Sessão de Esclarecimento sobre Esclerose Múltipla na Assembleia da República, liderada pelo deputado Ricardo Batista Leite e com a presença do Dr. José Vale, que contextualizou a complexidade da abordagem à Esclerose Múltipla.

 

Abril

Primeira consulta de Enfermagem na Sede em Lisboa, através da parceria com a Delta-Cafés, com a presença da Enfª Cátia Patacas.

 

Março

Lançamento do Livro "Momentos de Tristeza", de Sorin Nicu, numa organização dos Energias Múltiplas, na extensão da Sede em Lisboa.

Presença da SPEM nos concertos de Ana Moura dos Coliseus do Porto e Lisboa.

 

Fevereiro

1º Encontro da SPEM Leiria em 2014, para apresentação de contas e plano de atividades.

No dia 7 realizou-se o evento de Lançamento da plataforma Patient Innovation, na Universidade Católica Portuguesa.

 

Janeiro

No dia 25 a SPEM Faro organiza a 7ª Gala Maria Campina, no Auditório Pedro Ruivo.

 

2013

Dezembro

O tema "Tratar a Esclerose Múltipla, que caminhos?" marca o rumo do X Congresso Nacional da SPEM, realizado no dia 7 deste mês. As fotografias, apresentações powerpoint dos oradores estão disponíveis nesta ligação.

 

 

2012

Fevereiro

A Delegação Distrital de Faro realizou o 5º Congresso Regional Algarve-SPEM.

 

Dezembro

No dia 8 realizou-se o IX Congresso Nacional, com ênfase no tema "Viver com Esclerose Múltipla". As conclusões foram escritas pela Drª Luísa Ventura, e estão acessíveis clicando aqui.

 

 

2011

 

Dezembro

No dia 4 acontece o VIII Congresso Nacional, sobre a "Terapêutica na Esclerose Múltipla". O resumo das comunicações é da autoria da Drª Lívia Sousa, e está disponível no site da SPEM clicando aqui.

 

 

2010

Inicia-se um ciclo de "Encontros à Volta da Esclerose Múltipla" na Sede, com periodicidade mensal, reunindo portadores, técnicos de saúde e outras pessoas interessadas na temática da esclerose múltipla.

 

Maio

No dia 26, a SPEM associou-se às comemorações do Dia Mundial da Esclerose Múltipla. Para encerrar o dia, a fadista Ana Moura, ao mesmo tempo que aceita ser madrinha da SPEM, oferece à Instituição uma noite memorável, com um concerto levado a efeito no Teatro Camões, e no qual também participaram os humoristas Nilton e Luís Filipe Borges. A apresentação foi de Jorge Gabriel.

Na mesma ocasião, a SPEM dá a conhecer a sua nova imagem: a gaivota azul é substituída por uma figura que sugere o formato de um cérebro ou um "balão de diálogo", em vermelho vivo.

 

Outubro

A SPEM apoiada pela CGI fez um grande esforço para conseguir melhores condições de vida a todos os portadores de E.M. assim foram contatadas pela SPEM e pela GCI nos meses de Setembro, Outubro e Novembro:

  • Associações Patronais - Confederação dos Agricultores Portugueses (CAP) João Machado - Presidente
  • Presidência da República - Assessor Assuntos Sociais    Fernando Leal da Costa - Assessor para os Assuntos de Política de Saúde
  • Associações Patronais - Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) Marcelino Pena Costa - Vice-Presidente
  • Associações Patronais - Confederação do Turismo Português (CTP) Jorge Aníbal Catarino - Secretário-geral
  • Centrais Sindicais – UGT Pedro Roque Oliveira - Secretário-geral Adjunto
  • Associações Patronais - Confederação da Indústria Portuguesa (CIP) José Gomes Esteves - Vice-Presidente
  • Federação Nacional da Educação João Dias da Silva - Secretário-Geral
  • Centrais Sindicais - CGTP-IN Maria do Carmo Tavares - Dirigente para os assuntos Sociais
  • FENPROF Lígia Galvão - Dirigente do Secretariado Nacional
  • Líderes Parlamentares – PCP Paula Santos e João Ramos - Deputados
  • Líderes Parlamentares - PE "Os Verdes" Joaquim Correia - Assessor Grupo Parlamentar
  • Líderes Parlamentares - CDS-PP João de Serpa Oliva - Deputado
  • Líderes Parlamentares – BE Sofia Crisóstomo - Assessora do Grupo Parlamentar
  • Líderes Parlamentares – PS Rui Prudêncio, Luísa Salgueiro e Ricardo Gonçalves - Deputados
  • Líderes Parlamentares – PSD Clara Carneiro e Rosário Águas - Deputadas
  • Ministra do Trabalho e da Solidariedade Social  Luís Vale - Adjunto do Gabinete da Ministra
  • Presidente da Assembleia da República Comissão Parlamentar de Saúde – Presidente – Deputado Fernando Couto dos Santos

Em estreita colaboração com muitas das suas congéneres europeias, a SPEM apadrinha o projecto FLY FOR MS. Uma pequena aeronave, procedente da América do Norte, percorre os céus da Europa num esforço para divulgar a patologia e os problemas de acesso às terapias enfrentados pelos portadores que habitam longe dos grandes centros urbanos e, portanto, longe dos grandes centros hospitalares.

 

Dezembro

No dia 4 acontece o 7.º Congresso Nacional. Pela primeira vez, as terapias complementares são objecto de atenção.

 

2009

Janeiro

A Unidade de Neuroreabilitação da SPEM adquiriu um equipamento inovador de reabilitação da marcha (ANDAGO), num projecto apoiado pela Direcção Geral de Saúde e pela Fundação Calouste Gulbenkian.

 

Fevereiro

Os associados da Delegação Distrital de Faro têm acesso gratuito às Piscinas Municipais de Faro, com base num protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal de Faro e esta Delegação.

 

4 Março

 A SPEM passou a integrar o Projecto SPORTING SOLIDÁRIO, que tem como principal objectivo “a consciencialização e a mobilização da sociedade civil para acções de solidariedade”. Este é também um dos objectivos que a SPEM, enquanto Instituição Particular de Solidariedade Social, desde sempre incluiu na sua missão de serviço.

 

Abril

Os associados da Delegação Distrital do Porto podem iniciar as sessões de Hidroterapia. Esta actividade nasce da parceria efectuada entre a Delegação e a Clínica do Mar em Matosinhos.

 

Maio

A SPEM celebrou o primeiro Dia Mundial de Esclerose Múltipla, a 27 de Maio de 2009 (World MS Day - criado pela MSIF), com um conjunto de acções de rua e uma conferência de imprensa para a apresentação de um estudo sobre o conhecimento dos portugueses sobre a patologia, que tiveram como resultado uma considerável sensibilização da população para a causa da Esclerose Múltipla.

Tony Carreira, Cinha Jardim e Jorge Gabriel aceitam ser padrinhos da SPEM.

Dezembro

No dia 4 realiza-se o 6.º Congresso Nacional. O tema escolhido foi "Viver em Pleno com Esclerose Múultipla"

 

2008

Janeiro

A direcção da SPEM endereçou um convite aos organizadores do Gang da Esclerose Múltipla para que, seguindo-lhe o exemplo, levassem um novo e jovem espírito à SPEM, através de actividades lúdicas destinadas às pessoas com EM.

O convite foi aceite por Inês Santos (Lisboa), Alexandre Tomás (Lisboa), Rui Silva (Leiria), Luisa Matias (Aveiro) e Dora Silva (Lisboa), todos eles portadores de esclerose múltipla, que assim foram instituídos como Coordenadores do Departamento de Acção Cultural, de Lazer e Desportivo da SPEM.

A constituição do EM Recreio ficou concluída depois de ter sido encontrado um nome pela equipa coordenadora, que espelhasse a missão do departamento, isto é, ”dar aos sócios da SPEM, portadores de esclerose múltipla, uma oportunidade para fazer um intervalo na doença”, através da organização de eventos lúdicos.

Delegação Distrital de Lisboa tem nova carrinha adaptada, que foi oferecida pela Fundação Montepio, instituição de utilidade pública. A Fundação Montepio aplicou os 290 mil euros atribuídos pelo Estado em função da Lei da Liberdade Religiosa (Consignação Fiscal) na aquisição e oferta de dez viaturas oferecidas a instituições e que constituíram a Frota Solidária.

Delegação Distrital de Lisboa lança projecto de Hidroterapia.

Delegação Distrital de Faro lança linha de Atendimento Permanente.

Delegação Distrital de Faro e a Câmara Municipal de Faro assinaram um Contrato Comodato para as novas instalações da delegação.

Abril

Delegação Distrital de Faro adquire carrinha adaptada.

Julho

 A SPEM colabora num estudo sobre o equilibrio nas pessoas com Esclerose Múltipla.

Outubro

 Elaboração de protocolo entre a Delegação Distrital do Porto e a ADFA – Associação dos Deficientes das Forças Armadas

3 e 4 Dezembro

 Realizou-se o 5.º Congresso Nacional, em coincidência com o Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla.

 

2007

8 Janeiro

 Delegação Distrital do Porto – Litoral Norte, esteve presente na Câmara Municipal de Matosinhos, para a assinatura do Contrato Programa entre as duas entidades.

 

24 Fevereiro

NBI levou a efeito a sua oitava acção/convívio que decorreu, pelo terceiro ano consecutivo, no Auditório da Escola Superior Agrária, na cidade da Castelo Branco. Procurou-se chegar a todos os interessados na problemática da Esclerose Múltipla desta região, numa perspectiva de informação/formação.

 

15 Março

Delegação Distrital de Faro e a Fundação Pedro Ruivo firmaram um Protocolo de Colaboração.

 

18 Março

Delegação de Leiria realizou um encontro entre portadores de Esclerose Múltipla, familiares e amigos, no salão paroquial dos Marrazes

 

6 a 12 de Maio

Realizou-se mais uma Colónia de Férias na Abrunheira Sintra na Quinta-essência.

 

19 Maio

NBI realizou a sua nona acção/convívio que decorreu, pela terceira vez, na cidade da Guarda, desta feita no Centro de Acolhimento de S. João de Deus.

 

15 a 26 de Outubro de 2007

 Alguns técnicos e voluntários da SPEM estiveram no Centro Comercial Amoreiras e no Atrium Saldanha a fazer a divulgação da Exposição do livro Imagens da EM.

 

Outubro

 Realização da colónia de férias (imagem 11) de 7 dias, em Portimão. (imagem 12)

 

Outubro

 Foi criada a Delegação Distrital de Braga.

 

4 Dezembro

No âmbito da comemoração do 2ª Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla, realizaram-se as seguintes actividades:

• Lanche convívio na Sede para todos os interessados
• À noite no Teatro Dª Maria II assistiu-se à peça "Noite de Verão” de WILLIAM SHAKESPEARE (imagem 13)

 

 

2006

Janeiro

O Vereador da Acção Social e o Director de Serviços de Acção Social da Câmara Municipal de Lisboa visitam a nossa Sede.

O Presidente da Junta de Fregusia de Marvila visita a SPEM, acompanhado por um Técnico de Acção Social


Lançamento da campanha para aquisição de uma viatura adaptada, pela Delegação Distrital do Porto e destinada ao seu serviço.

 

Fevereiro

Nomeação de nova Comissão Coordenadora para a Delegação Distrital de Coimbra.

 

Março

 Aquisição de novos equipamentos e programas de apoio à Terapia da Fala.

Visita à Liga dos Amigos do Hospital de Santarém e reunião com vista à celebração de um protocolo de colaboração.
Acção/Convívio “Festa da Primavera” organizado pela Delegação Distrital de Leiria
V Acção/Convívio na cidade de Castelo Branco, promovida pelo NBI-SPEM, subordinado ao tema “Esclerose Múltipla e Terapias” 
Acolhimento na Sede Nacional de uma representação da Microsoft Portugal
 

Abril

Visita à casa de saúde da Fundação Fernão Mendes Pinto, em Coimbra, e reunião com vista à celebração de um protocolo de colaboração.

Reunião de Trabalho em Coimbra, com os associados do Distrito, promovida pela Delegação Distrital.

 

Maio

 Celebração do Protocolo de prestação de serviços de Medicina Dentária com EGAS MONIZ – Cooperativa de Ensino Superior, CRL
Noite de Fados em Leiria, promovida e organizada pela Delegação Distrital.
Participação no I Simposium Internacional de Reabilitação, promovido pela Escola Superior de Enfermagem do Porto, com stand de divulgação da responsabilidade da Delegação Distrital do Porto – Litoral Norte.
Almoço/Convívio promovido e organizado pela Delegação Distrital de Santarém.
Participação no Fórum de Neurologia 2006 da Sociedade Portuguesa de Neurologia, com stand de divulgação.
 

Junho

VI Acção/Convívio na cidade da Guarda, promovida pelo NBI-SPEM e subordinado ao tema “Esclerose Múltipla e Terapia Ocupacional”

Presença na exposição Casa Decor no Algarve, com stand de divulgação da responsabilidade da Delegação Distrital de Faro.
Visita ao Hospital Residencial do Mar, em Bobadela (Lisboa), e reunião com vista à celebração de um protocolo de colaboração.
Assinatura do protocolo de cedência do espaço de atendimento para o serviço da Delegação Distrital de Viseu com o Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social e a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental – APPACDM-Viseu
Para regularização do funcionamento da Unidade de Neuroreabilitação, a SPEM inscreve-se na Entidade Reguladora da Saúde.
A Delegação do Porto adquire uma viatura para transporte dos seus utentes, graças ao trabalho de angariação de fundos e ao apoio do Centro Distrital de Segurança Social do Porto.

Julho

 Presença no Dia Aberto à Comunidade no Bairro Social do Seixo, a convite das técnicas do Projecto STEP 
Presença na Feira de Artesanato da Maia, com campanha de angariação de fundos para a compra da carrinha adaptada.

 

Agosto

Realização de colóquio no Hospital de S. Marcos, em Braga, subordinado ao tema “Esclerose Múltipla – uma abordagem multidisciplinar”. A abertura da sessão esteve a cargo do Coordenador da Delegação do Porto, Prof. Dr. Manuel de Barros. Intervieram, como oradores, o neurologista Dr. José Figueiredo, a Enf.ª Isabel Cadima, porta-voz da equipa de enfermagem de EM, a psicóloga Dr.ª Vera Mafalda (todos profissionais do Hospital de S. Marcos) e o Enf.º Domingos Malta, do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia – Unidade de Cuidados Intensivos”

 

Setembro

 Realizou-se uma Reunião de Associados do Distrito de Lisboa no dia 23 de Setembro, com o objectivo de analisar a criação da Delegação Distrital de Lisboa.

A Direcção reunida em 28 de Setembro de 2006 deliberou designar para a Comissão Distrital de Lisboa com efeitos a partir de 15 de Outubro de 2006 os seguintes associados: Hans-Rainer Ahlers, Isabel Maria Teixeira Leitão Abóbora, Manuel de Vasconcelos Gonçalves, Maria Manuela Santos Martins (Coordenadora).

 

Outubro

O Serviço Social da SPEM organizou uma Colónia de Férias para os associados a 9 de Outubro de 2006, desta feita em Sintra. 
Delegação Distrital de Lisboa, recebeu apoio da Fundação Gulbenkian para o Projecto Apoio Domiciliário de Reabilitação.

 

Dezembro

Delegação Distrital do Porto inaugurou oficialmente as novas Instalações no dia 17 de Dezembro pelas 11h00. Entre outras entidades e associados, estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos (CMM), Dr. Guilherme Pinto e a Vereadora da Acção Social Drª Luísa Salgueiro. 


Dia 4 de Dezembro celebrou-se, no Centro Cultural de Belém, o 1º Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla.

 

 

2005

Janeiro

Lançamento do Projecto SPEM Jovem.

Constituída a Delegação Distrital de Santarém da SPEM.

Constituído o NBI – Núcleo da Beira Interior da SPEM.

 

Fevereiro

Início das Actividades Ocupacionais na Delegação Distrital do Porto da SPEM
Alargamento do horário de Apoio SocialApoio Psicológico nas Delegações Distritais do Porto e de Leiria da SPEM.

 

Março

Conclusão da montagem dos equipamentos da nova Sede, com a instalação da cozinha e remodelação do CAO.

 

Maio

Reestruturação dos Serviços Administrativos e Financeiros da SPEM.

 

Junho

Assinatura de Protocolo de colaboração com a Farchem
Reunião na Delegação Distrital do Porto da SPEM com a Universidade de Leon (Espanha), tendo em vista a formalização de protocolo de colaboração científica no âmbito da reabilitação da Pessoa com EM (PcEM).
 

Julho

 Assinatura da escritura pública da criação da FIADC – Federação de Instituições de Apoio a Doentes Crónicos, da qual a SPEM é membro fundador.

 

Setembro

Assinatura da escritura pública de constituição da Plataforma Saúde em Diálogo - Associação para a Promoção da Saúde e Protecção na Doença, nova forma jurídica da Plataforma Mais Diálogo (Farmácias/Utentes de Saúde), na qual a SPEM está incluída desde Maio de 2001.

Criação do Banco do Tempo SPEM.

Celebração de protocolo com a Câmara Municipal de Matosinhos de formalização da cedência das instalações da Delegação Distrital do Porto da SPEM.

 

Novembro

Participação no X Simpósio da APFH – Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares (EuroParque Santa Maria da Feira), com stand de divulgação de actividades da Delegação Distrital do Porto da SPEM
Colóquio na cidade da Covilhã, organizado pelo NBI-SPEM, subordinado ao tema “Esclerose Múltipla e Sexualidade”. 
Colóquio na cidade da Faro, organizado pela Delegação Distrital de Faro da SPEM, subordinado ao tema “Esclerose Múltipla no Algarve”.

 

Dezembro

 Acolhimento em Lisboa da reunião da EMSP – Plataforma Europeia da Sociedades de Esclerose Múltipla, de que a SPEM é membro efectivo.

Lançamento do livro “A minha Mãe é Especial” na comemoração do 21º Aniversário da SPEM.

 

 

2004

 

08

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quarta Sede Nacional da SPEM, na R. Zófimo Pedroso em Lisboa, onde passam a funcionar os Serviços Administrativos, o CAO - Centro de Actividades Ocupacionais e uma Unidade de Neuroreabilitação.

 

 

 

04 Dezembro

Inauguração oficial da nova Sede

São concedidos simultâneamente dois Prémios Homenagem: o de 2003 ao Dr. António Magalhães e o de 2004 à Associação Portuguesa de Familiares e Amigos de Alzheimer

 

2003

Constituição da Delegação Distrital de Évora da SPEM.

Integrados no Ano Europeu da Pessoa com Deficiência, são realizados Colóquios em Beja, Faro, Guimarães, Leiria, Lisboa, Porto e Viseu.

 

2002

 

Criados os Serviços de Apoio Psicológico e Social na Delegação Distrital de Leiria da SPEM.

Criação do Serviço de Apoio Psicológico na Delegação Distrital do Porto da SPEM.

Aquisição da primeira carrinha adaptada de 9 lugares para transporte de associados da SPEM portadores de esclerose múltipla.

 

11 Maio

 Constituição da Delegação Distrital de Setúbal da SPEM.

 

20 Setembro

Sob a Presidência do Dr. Santana Lopes e por Escritura Pública, a Câmara Municipal de Lisboa concede à SPEM o direito de superfície por 50 anos, renováveis, de um terreno e de um armazém situados na Rua Zófimo Pedroso, em Lisboa.

 

7 e 8 Dezembro

4.º Congresso Nacional da SPEM, presidido por Teresa de Beck

Concedido à CERCI Lisboa o Prémio Homenagem 2002.

 

 

2001

Inauguração da página electrónica: SPEM online

Publicação da Brochura: Esclerose Múltipla - Guia de Apoio

 

Maio

 A SPEM passa a integrar a “Plataforma Mais Diálogo” (Farmácias/Utentes de Saúde)

 

20 Outubro

 É constituída a Delegação Distrital de Viseu da SPEM.

 

8 e 9 Dezembro

3.º Congresso Nacional da SPEM, presidido pelo Prof. Mário Moura (Fisiatra)

Prémio Homenagem 2001 é concedido ao Pavilhão do Conhecimento.

 

 

2000

 

A SPEM passou a fazer parte integrante da Comissão de Acompanhamento da Saúde do Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração da Pessoas com Deficiência.

 

É criado o Espaço do Sócio, na Sede da SPEM, em Lisboa.

A Delegação Distrital de Faro passa a dispor do serviço de Apoio Psicológico.

Maio 

Realiza-se uma Reunião da Plataforma Europeia das Sociedades de Esclerose Múltipla (EMSP) em Lisboa, co-organizada pela SPEM.

 

Junho

 Funcionamento em instalações da CERCI-LIS, na R. Tomás Alcaide em Lisboa, cedidas gratuitamente.

 

03 Agosto

 

É constituído o Núcleo Concelhio de Guimarães da SPEM.

 

25 Novembro

É constituído o Conselho Técnico da SPEM.

 

27 Novembro

 Inauguração das instalações da Delegação Distrital de Beja, cedidas pela Câmara Municipal de Castro Verde.

Dezembro

É assinado um protocolo consubstanciando a disponibilização de um espaço nas instalações da Delegação Distrital de Beja da SPEM à CNAD – Cooperativa Nacional de Apoio ao Deficiente.

 É constituído o Centro de Recursos em Conhecimento, a funcionar na Sede.

 

8 e 9 Dezembro

2.º Congresso Nacinal da SPEM, presidido pelo associado n.º 2, Manuel Príncipe Ceia

Prémio Homenagem 2000 é concedido ao Dr. José Dias Correia.

 

29 Dezembro

É constituída a Delegação Distrital de Viana do Castelo da SPEM.

 



Designed by Exadorma
Alojamento gentilmente cedido por PHNEUTRO