Tamanho da letra
Normal Médio Grande
Facebook Partilhar e divulgar
Enviar por email
Imprimir Página
Início > Serviços

03_servicos

Unidade de Neuroreabilitação da SPEM (Lisboa)

A Unidade de Neuroreabilitação da SPEM (Lisboa) é constituída por três componentes: a Fisioterapia, a Terapia Ocupacional e a Terapia da Fala. Para cada uma delas a SPEM tem no seu quadro técnico profissionais qualificados (fisioterapeutas, terapeutas e auxiliares) e com ampla experiência no acompanhamento e tratamento de pessoas com Esclerose Múltipla. Mas, convém sublinhar, antes de qualquer terapia ser aplicada, todos os pacientes passam pela consulta da nossa experiente Fisiatra, que é quem avalia e prescreve o tratamento adequado a cada pessoa, acompanhando à posteriori os resultados dessa terapia com consultas de rotina e reavaliação.

Com a Fisioterapia especificamente adequada à EM os pacientes podem melhorar as suas funcionalidades motoras e a sua qualidade de vida: através de exercícios direcionados à principal sintomatologia da EM, ou seja, as dificuldades na função motora e a espasticidade, é possível obter resultados positivos e deste modo permitir que o paciente adquira competências que melhoram e aumentam a sua autonomia.

Os suportes tecnológicos disponíveis na unidade da SPEM (andago, standing frame, passadeira, eletroterapia, ultra sons e laser, pedaleira adaptada, tábuas de Friesman, etc) permitem trabalhar especificamente o equilíbrio e a destreza, tonificar a musculatura, melhorar a postura e simultaneamente melhorar genericamente a condição física do paciente.

Complementarmente, a Terapia Ocupacional melhora e aperfeiçoa as capacidades ao nível da destreza e motricidade mais fina, através de exercícios específicos, também estes aliados a suportes tecnológicos adequados às situações caraterísticas das pessoas com EM.

Por último, mas não de menor importância, a Terapia da Fala permite tratar e reabilitar perturbações na capacidade de comunicação das pessoas com EM, bem como alterações na função oro-muscular e deglutição, permitindo simultaneamente obter resultados a nível cognitivo, designadamente na área da memória e atenção.

E o que é que é necessário fazer para se usufruir da Unidade de Neuroreabilitação da SPEM? Fácil: basta ser sócio e ligar o 21 865 04 80 e marcar a primeira consulta!

p.s.: agradecemos à Fisioterapeuta Maria Carla Ribeiro, às Terapeutas Fátima Ruivo e Marta Caldeira, à Auxiliar de Ação Direta Regina Pinto e às pacientes Rosário Barreiros, Rosa Pereira e Helena Mendonça a cedência de imagens para complementar este artigo. Pode ver as fotos no nosso facebook: https://www.facebook.com/SPEM.Portugal?hc_location=timeline

 

Terapia de Desabituação Tabágica (SPEM - Porto)

 

Comparativamente com as pessoas que nunca fumaram, os fumadores possuem quase o dobro do risco de desenvolver Esclerose Múltipla. Os ambientes de fumo para os não-fumadores são também factores de risco.

 

A SPEM presta diversos serviços aos seus associados e a todas as pessoas afetadas pela Esclerose Múltipla.

 

Para conhecer cada um dos serviços disponíveis, selecione a opção correspondente na coluna da esquerda.

Designed by Exadorma
Alojamento gentilmente cedido por PHNEUTRO